top of page

Pós Graduação

Laboratório de Investigação Médica

LIM 55: Este laboratório foi criado em 1994 como laboratório de urodinâmica e cirurgia experimental. Em 2004 foi transformado em laboratório de investigação médica com especial atenção às técnicas moleculares. Está situado no 2º. Andar do edifício da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente encontra-se modernizado, graças a doação de R$ 500.000,00 obtida junto ao Banco Alfa. Neste laboratório são desenvolvidos projetos em quatro linhas 1. Biologia molecular na determinação dos fatores prognósticos em doenças urogenitais, principalmente o câncer; 2. Programa de integração de novos tecidos e materiais biológicos na reconstrução do trato urinário; 3. Modelos experimentais de tumores urogenitais para testes de novas drogas e agentes terapêuticos; 4. Disfunção miccional e insuficiência esfincteriana. Consta de 3 salas com bancadas para experimentos, freezer –80ºC, com prateleiras para armazenamento de espécimes congelados, freezers comuns, geladeiras, 2 centrífugas refrigeradas, centrífuga minispin, centrífuga 5415D, cubas de eletroforese, fontes para eletroforese, equipamento de captura de imagem para análise de gel, conjuntos de micropipetas, micropipetas eletrônicas, materiais e equipamentos de manipulação e reagentes para realização de testes moleculares. Equipamentos para cultura de células incluindo microscópio invertido, duas estufas de CO2 para cultura de células, um contador automático de células, duas cabines de segurança biológica nas áreas de pré-PCR e cultura de células, macerador  de tecidos destinados a extração de ácidos nucléicos, PCR-real time, 2Termocicladores Veriti, equipamento para tratamento de água (Milli-Q), microscópio óptico com sistema de captura de imagem e software de análise de imagem (Nikon) , termobloco para microtubos,  leitora e lavadora para placas de ELISA. Luminômetro e transiluminador Uvitec para captação de imagens in vitro e in vivo. Conta com um mini citômetro Muse marca Millipore. Possui ainda 8 computadores e 6 notebooks ligados  à rede da FMUSP, 1 impressora multifuncional e 1 impressora laser monocromática.  Trabalham nele, de forma integral, 1 técnica, 2 biologistas, 1 biomédico e 1 pesquisadora científica. Conta ainda com 13 médicos chefes de grupo dedicados ao laboratório, 5 alunos de iniciação científica, 3 mestrandos, 30 doutorandos e 1 pós-doutor.

Recursos de informática

O Centro de Informática foi criado em 1995, está situado no 7º andar da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas. Possuímos Ambiente de Hardware e Software com diversos recursos de informática disponibilizados para docentes e alunos. Devido o tamanho de nosso centro e para estarmos com um ambiente mais robusto e seguro, possuímos 3 Servidores de Rede configurados de acordo com as necessidades do Sistema (rodando 24 horas ininterruptas), com ar condicionado controlado.

Biblioteca

Esta situada no 7º andar da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas, ampla sala com assistência a pesquisa, local adequado para estudo e redação onde dispomos de 7 computadores de última geração, rede Wireless, com acesso a todas as bases de dados relacionadas a área médica (Medline, Pubmed, Lilacs , Base OVID, Portal periódicos CAPES, Dedalus - Banco de dados da USP, Bireme e outros. Os alunos podem acessar o acervo da Biblioteca Central da Faculdade de Medicina, onde encontrarão um número maior de livros e periódicos. O Programa da Divisão de Clínica  tem acesso aos textos completos das principais revistas  nacionais e estrangeiros, gerais e específicos de urologia.  Há grande número  de livros-texto, manuais e Atlas entre outras publicações referentes  a área de Urologia.

CEPEC - Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia- Vicky Safra

A partir de sua inauguração em agosto de 2007, o CEPEC - Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia Vicky Safra - é local de aplicação de programa de ensino e treinamento de técnicas cirúrgicas avançadas.

bottom of page