Corpo Docente
Prof. Dr. Alberto Azoubel Antunes
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Doutorado pela Universidade de São Paulo (2008), e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) desde 2013. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Urologia da FMUSP de 2014 a 2019 (CAPES 5). Reassumiu a Coordenação deste Programa a partir de outubro de 2021. Chefe do Setor de Próstata da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP desde 2012. Tem experiência na área de Urologia, com ênfase em Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Câncer de Próstata, atuando principalmente nos seguintes temas: Etiopatogenia da HPB, Fisiopatologia das disfunções miccionais masculinas, Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser e Terapias Minimamente Invasivas para o Tratamento da HPB. É assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), revisor ad hoc das revistas European Urology e Journal of Urology, e faz parte do comitê editorial da revista Clinics. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU) e membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA).
Linhas de Pesquisa:
-
DISFUNÇÃO MICCIONAL E INSUFICIÊNCIA ESFINCTERIANA
-
FATORES PROGNÓSTICOS EM TUMOR UROGENITAL
Dr. Alexandre Danilovic
O Dr. Alexandre Danilovic é médico Supervisor de Equipe Técnica de Saúde, Doutor e Pós-Doutor da Disciplina de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo FMUSP (1999), residência médica em Cirurgia Geral (2002) e Urologia (2005) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, doutorado em Urologia pela FMUSP (2010) e pós-doutorado em Urologia pela FMUSP (2018). É membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, da Confederacion Americana de Urologia e da American Urological Association. Área de atuação: Endourologia, cálculo urinário, cirurgias minimamente invasivas, laparoscopia e robótica.
Linhas de Pesquisa:
-
LITOGÊNESE E TRATAMENTOS DE CÁLCULOS POR ONDAS DE ALTA FREQUÊNCIA
Prof. Dr. Anuar Ibrahim Mitre
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973), residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1976) e no Hospital Necker da Universidade de Paris (1979), mestrado (1980), doutorado (1987) e livre-docência (1990) em Urologia-Departamento de Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Professor Associado de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. As áreas de atuação predominantementes são de cirurgia urológica laparoscópica, robótica e endourologia.
Linha de Pesquisa:
Prof. Dr. Carlo Camargo Passerotti
Médico, formado pela Universidade Federal de Sao Paulo - Escola Paulista de Medicina, conclui residência médica em Cirurgia Geral em 2003 e residência em Urologia em 2005, na mesma instituição. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2002), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Pós-doutorado pela Harvard Medical School, em Cirurgia Robótica, Laparoscopia e Urologia Pediatrica. Professor Livre-Docente, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: glicosaminoglicanos, proteoglicanos e ácido hialurônico. Na área de urologia possui experiência em cirurgia robótica, laparoscopia e urologia pediátrica. Atualmente, coordenador do Serviço de Urologia e de Cirurgia Robótica, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Linha de Pesquisa:
Prof. Dr. Cristiano Mendes Gomes
Realizou sua graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo e residência em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital das Clínicas da mesma Faculdade. Foi Research Fellow in Urology da University of Pennsylvania e fez doutorado em Urologia pela Universidade de São Paulo. É Professor Livre Docente da FMUSP, Chefe de Clínica da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Urologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Urologia, com ênfase em disfunções miccionais, atuando principalmente nos seguintes temas: incontinência urinária, bexiga neurogênica, cirurgias reconstrutivas, hiperplasia prostática benigna e disfunções sexuais. Suas áreas de interesse incluem não somente os aspectos clínicos e cirúrgicos, como também a pesquisa básica envolvendo os mecanismos celulares e moleculares da disfunção vesical. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia, American Urological Association, Society of Urodynamics, Female Pelvic Medicine and Urogenital Reconstruction, International Continence Society, International Neuro-Urology Society e do Conselho Científico da Underactive Bladder Foundation, Pittsburgh, Pensilvânia.
Linha de Pesquisa:
-
DISFUNÇÃO MICCIONAL E INSUFICIÊNCIA ESFINCTERIANA
Dr. Daher Cezar Chade
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2001) e Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia (2006). Realizou MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (CEAG-SP). Defendeu Tese de Doutorado em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo (2008). Atualmente atua como Médico Assistente da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, com ênfase em Uro-Oncologia.
Linha de Pesquisa:
-
FATORES PROGNÓSTICOS EM TUMOR UROGENITAL
Prof. Dr. Eduardo Mazzucchi
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1986. Residência médica em Cirurgia Geral e Urologia, entre 1987 e 1992. Foi medico preceptor ( residente-chefe) da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez doutorado em Urologia pela mesma faculdade, em 1997. É Livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde 2008. É médico assistente e pesquisador da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP desde 1993. Foi cirurgião da equipe de transplantes renais do Hospital das Clínicas da FMUSP e atualmente coordena o setor de Endourologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Supervisor da Residência Médica de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP entre 2006 e 2019; atualmente é vice coordenador desta Residencia. Suas áreas de interesse em pesquisa concentram-se no tratamento clínico e cirúrgico dos cálculos urinários e em pesquisa básica na area de genética da litíase urinária. É professor do curso de pós-graduação da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, vice-coordenador do curso " Bioética em Medicina" É membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Associação Americana de Urologia e da Endourological Society, sendo nesta última, membro da diretoria e coordenador do comitê de novos membros.
Linha de Pesquisa:
-
LITOGÊNESE E TRATAMENTOS DE CÁLCULOS POR ONDAS DE ALTA FREQUÊNCIA
Dr. Fábio Carvalho Vicentini
Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999), Residência Médica em Cirurgia Geral e em Urologia pelo Hospital das Clínicas da USP (2002 e 2005) e Doutorado e Pós Doutorado pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é urologista do Setor de Endourologia da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da USP, Chefe do Setor de Endourologia e Cálculo Renal do Centro de Saúde do Homem - Hospital Brigadeiro e urologista do Hospital Albert Einstein e Hospital Nove de Julho. Tem ampla experiência em Urologia Geral, com ênfase nas áreas de Endourologia, Cálculo Renal e Cirurgia Minimamente Invasiva (laparoscopia, cirurgia robótica e endoscópica). Realiza pesquisas científicas no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Hospital Brigadeiro. Orientador do curso de pós-graduação da Urologia do HC FMUSP. Atua em consultório privado desde 2007. Membro da American Urological Association, Endourological Society e da Sociedade Brasileira de Urologia. Revisor do Journal of Urology, Journal of Endourology, World Journal of Urology e International Brazilian Journal of Urology.
Linha de Pesquisa:
-
LITOGÊNESE E TRATAMENTOS DE CÁLCULOS POR ONDAS DE ALTA FREQUÊNCIA
Dr. Giovanni Scala Marchini
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001 a 2006). Residência médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007-2012), Observership em Cirurgia Infantil e Robótica no Childrens Hospital, Havard (2010). Fellowship em Endourologia e Cirurgia Minimamente Invasiva na Cleveland Clinic Foundation (2012). Doutorado e pós-doutorado pelo Departamento de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015-2017). MBA em Gestão em Saúde de Clínicas e Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Atualmente atua no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo como assistente do grupo de Litíase e Endourologia. Tem experiência na área de Medicina, Cirurgia Geral e Urologia, com maior interesse em Cirurgia Endourológica, Videolaparoscópica e Robótica.
Linha de Pesquisa:
-
LITOGÊNESE E TRATAMENTOS DE CÁLCULOS POR ONDAS DE ALTA FREQUÊNCIA
Prof. Dr. Jorge Hallak
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 1989), especializou-se em Urologia, Andrologia, Reprodução Humana, Infertilidade Masculina, Hipogonadismo e Microcirurgia Urológica. É Professor Livre-Docente em Medicina também pela FMUSP pelo setor de Patologia (2018), Doutor em Medicina - Urologia (FMUSP - 1999), Chefe do Setor de Medicina Sexual e Andrologia da Divisão de Clínica Urológica, Departamento de Cirurgia do HCFMUSP, Coordenador da Unidade de Toxicologia Reprodutiva do Departamento de Patologia da FMUSP, Coordenador do Grupo de Estudo em Saúde Masculina do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) e Diretor Técnico-Científico do Centro Androscience, Centro de Ciência e Inovação e Laboratório de Alta Complexidade em Andrologia, Criopreservação e Testes de Função Espermática. Enquanto orientador coordena projetos em cinco linhas de pesquisa. Como coordenador de cursos de pós-graduação conduz a disciplina Planejamento e Execução de Pesquisa Clínica, do Programa de Pós-Graduação da FMUSP. Regularmente, organiza e ministra cursos de capacitação bem como palestras pautadas na construção de competências médicas e não médicas dedicadas a avanços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com ênfase em ações de caráter preventivo na grande área da saúde sexual e reprodutiva do homem. Igualmente, neste âmbito, reúne realizações aplicadas à transformação do saber científico-tecnológico em informação educacional, formatada e acessível à população leiga. É coordenador de parceria estratégica, calcada em investigações dos efeitos da poluição atmosférica na fertilidade humana e consultor Ad-Hoc do CNPq, FAPESP, FAPEMIG e FAPERP. Também é membro ativo de várias sociedades médicas e profissionais, incluindo: Sociedade Americana de Urologia (American Urological Association, AUA), Sociedade Americana de Andrologia (American Society of Andrology, ASA), Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (American Society for Reproductive Medicine, ASRM), Sociedade para o Estudo da Reprodução Masculina e Urologia (Society for the Study of Male Reproduction and Urology, SSMRU), Sociedade Internacional de Urologia (Sociétè Internationale d ?Urologie, SIU), Sociedade Internacional de Andrologia (ISA), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Expertises: anatomia do sistema reprodutivo e sexual masculino; testículos; epidídimos; próstata; bioquímica e fisiologia de espermatozoides; espermatogênese humana; histologia testicular; criobiologia celular; análise seminal e testes de função espermática; radicais livres de oxigênio; fragmentação de DNA e microscopia eletrônica dos espermatozoides; genética da infertilidade masculina; saúde ambiental; pesquisa translacional e empreendedorismo social.
Linha de Pequisa:
DESENVOLVIMENTO, INTERAÇÃO E CONDIÇÕES PARA VIABILIDADE DE GAMETAS
Profa. Dra. Katia Ramos Moreira Leite
Professora Associada da Faculdade de Medicina da USP; Standing Member of the Editorial Board of WHO Classification of tumors (WHO/IARC - Blue books)(2022-2024); Member of the Board of the International Collaboration on Cancer Reporting (ICCR); Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia(2020-2022); Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984); Doutorado em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Livre Docência pelo Departamento de Cirurgia, Disciplina de Urologia da FMUSP (2010). Responsável pelo Laboratório de Investigação Médica da Disciplina de Urologia da FMUSP (LIM55). Médica patologista do Laboratório Genoa/LPCM. Membro da International Society of Urological Pathology (ISUP). Membro da United States and Canadian Academy of Pathology (USCAP); Editora Associada do Jornal Surgical and Experimental Pathology. Membro do corpo editorial do Modern Pathology, Pathology, Journal of Carcinogenesis, International Journal of Research in Urology, International Archives of Urology and Complications, World Journal of Clinical Oncology, International Brazilian Journal of Urology, Revista do Eistein. Membro da diretoria do ). Bolsa de Produtividade CNPq(1C).
Linha de Pesquisa:
-
FATORES PROGNÓSTICOS EM TUMOR UROGENITAL
Dr. Marcello Antonio Signorelli Cocuzza
Marcello Cocuzza é formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, com residência em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da FMUSP. Obteve o Título de Especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia em 2003. No ano de 2004 foi Médico Preceptor chefe dos residentes de urologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Em 2002 realizou Fellowship de pesquisa clínica em Urologia e Endourologia no Department of Urology Wayne State University, Detroit-USA. Em 2006 e 2007 realizou Fellowship de pesquisa clínica em Infertilidade Masculina no Department of Urology - Section of Male Infertility, Andrology Research & Clinical Laboratories - The Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, OH-USA. Nesse período, participou de diversos estudos e publicações científicas, principalmente na área de infertilidade e microcirurgia, tendo apresentado trabalhos em congressos internacionais. Médico urologista, especializado em andrologia, reprodução humana e microcirurgia, obteve o título de Doutor em Medicina pela FMUSP. Atualmente é Médico Diretor Assistente da Disciplina de Urologia e responsável pelo setor de Andrologia do Centro de Reprodução Humana Mario Covas do Hospital das Clínicas da FMUSP. Autor de inúmeras publicações científicas internacionais, além de capítulos de livros nacionais e internacionais, é membro de várias associações médicas (nacionais e internacionais) e revisor de periódicos científicos (nacionais e internacionais). Atualmente é editor responsável pela sessão de infertilidade masculina do International Brazilian Journal of Urology e Coordenador do curso de Microcirurgia em Infertilidade, promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia Vicky Safra na Faculdade de Medicina da USP. Áreas de interesse científico: patofisiologia da infertilidade masculina e tratamento microcirúrgico de azoospermias obstrutivas (reversão de vasectomia) e azoospermias não obstrutivas; tratamento microcirúrgico da varicocele; estudo bioquímico do estresse oxidativo sobre a função espermática.
Linha de Pesquisa:
-
DESENVOLVIMENTO, INTERAÇÃO E CONDIÇÕES PARA VIABILIDADE DE GAMETAS
Dra. Maria Helena Palma Sircili
Graduação pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1989). Especialista em Cirurgia Geral (1992) e Cirurgia Pediátrica (2001). Formação em Uropediatria pela Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Pós graduação mestrado (2003) e doutorado (2009) pela FMUSP nas áreas de Urologia e endocrinologia, tendo como tema as Reconstruções da Genitália externa, feminização e masculinização em pacientes com genitália atípica por Diferenças do Desenvolvimento Sexual (DDS – Intersexo). Médica Assistente da Urologia Pediátrica e da Endocrinologia do Desenvolvimento do HC-FMUSP, atuando principalmente nas cirurgias reconstrutivas genitais. Médica cirurgiã do Programa de Atendimento e Capacitação de Profissionais para acompanhamento de pessoas transsexuais do HCFMUSP desde 2010. Orientadora de mestrado e doutorado na Pós Graduação da Urologia do HCFMUSP. Linha de Pesquisa em DDS e Transsexuais. Médica efetiva da prefeitura do Munícipio de São Paulo onde exerce a coordenação da equipe de Cirurgia Pediátrica, além de ministrar aulas e orientar trabalhos de conclusão de curso dos residentes. Médica efetiva do Governo do estado de São Paulo onde atua como cirurgiã pediátrica.
Linha de Pesquisa:
-
INTEGRAÇÃO DE NOVOS TECIDOS E MATERIAIS BIOLÓGICOS NA RECONSTRUÇÃO DO TRATO URINÁRIO
Prof. Dr. Miguel Srougi
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1970, com Doutorado e Livre-Docência em Urologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-graduação em Urologia na Harvard Medical School (Boston, EUA), em 1976-1977. Foi Professor Titular de Urologia da Escola Paulista de Medicina, da UNIFESP no período de 1996-2005 e, atualmente, é Professor Titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É autor ou coautor de 773 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas no Web of Science, de 193 capítulos em livros nacionais e internacionais, tendo como linhas de pesquisas "Fatores de Prognósticos e História Natural das Neoplasias Urológicas" e "Tratamento Cirúrgico do Câncer Urológico". Orientou 31 alunos de Pós-Graduação em Urologia na UNIFESP e na USP e participou diretamente da formação de 242 Especialistas na área de Urologia. É autor ou editor de 21 livros científicos.Na Direção da Disciplina de Urologia da FMUSP estabeleceu intercâmbio internacional com a Harvard Medical School (EUA), Memorial Sloan Kettering Cancer Center (New York, EUA), MD Anderson Cancer Institute (Houston, EUA), Miami University (Miami, EUA), Florida University at Celebration (Orlando, EUA) e South Califórnia University (Los Angeles, EUA). Através de recursos obtidos de Instituições Privadas e Agências de Fomento criou a Unidade de Urologia do Hospital do Rim e Hipertensão da UNIFESP, Setor de Urologia do Hospital São Paulo da UNIFESP, Núcleo da Próstata da UNIFESP, Instituto da Próstata do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Centro de Inovação Tecnológica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Casa do Estudante de Medicina da FMUSP, Laboratório de Investigação Médica 55 da FMUSP, Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia "Vicky Safra". Reconstruiu o Setor de Ambulatório de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, Anfiteatro e Biblioteca da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, Arena Cirúrgica da Divisão de Clínica Urológica do HCFMUSP e o Setor de Urologia Feminina e Uro-Pediatria do HCFMUSP e Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da USP. Recebeu 66 prêmios e honrarias na área médica, incluindo o Prêmio Conrad Wessel 2013, concedido pela Fundação Conrad Wessel e Prêmio Anchieta 2014, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Foi agraciado com os títulos de Cidadão Goiano, Rio-Grandense e Paraibano. É Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Criança é Vida, voltada a ações de educação em saúde para proteção à infância e adolescência em famílias carentes
Linha de Pesquisa:
-
FATORES PROGNÓSTICOS EM TUMOR UROGENITAL
Dr. Rafael Ferreira Coelho
Doutorado em Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil (2017) Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002), além de residência médica em Cirurgia Geral (2005) e em Urologia (2008) pela mesma instituição. Atualmente atua como Coordenador Médico da Clinica Urologica Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ICESP/ FMUSP, com enfase em Uro-Oncologia.
Linha de Pesquisa:
-
INTEGRAÇÃO DE NOVOS TECIDOS E MATERIAIS BIOLÓGICOS NA RECONSTRUÇÃO DO TRATO URINÁRIO
Dr. Roberto Iglesias Lopes
Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2003). Residência médica em Cirurgia Geral (2004-2006) e em Urologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2007-2010). Aprovado em 1° lugar no Concurso de Residência Médica em Urologia (2007) na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi médico assistente do Grupo de Endourologia do Hospital Brigadeiro (2010-2015) e médico assistente do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), onde foi também médico Preceptor da Residência Médica em Urologia por cerca de 3 anos (2010-2013). Doutorado em Urologia na Faculdade de Medicina da USP (2014). Pós Doutorado no Exterior com fomento CAPES na Universidade de Toronto (2015-2017). Realizou especialização em Uropediatria (Clinical Fellowship) no Hospital Pediátrico da Universidade de Toronto (The Hospital for Sick Children). Foi Associate Staff (médico assistente) do The Hospital for Sick Children (Sickkids) e Professor do Departamento de Cirurgia da Universidade de Toronto (Assistant Professor) [2015-2017]. Atualmente, é médico-assistente Doutor ligado à Unidade de Uropediatria da Divisão de Urologia do HCFMUSP, coordenador do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia secção SP 2022-23 e médico do Hospital Sírio Libanês. Autor ou co-autor de mais de 100 trabalhos científicos e revisor para as principais revistas indexadas em Urologia (Journal of Urology, Urology, Journal of Endourology, Journal of Pediaric Urology e Pediatrics). Coautor do capítulo sobre a síndrome de Prune Belly no principal livro-texto de Urologia (Campbell-Walsh`s Urology). Vencedor de nove prêmios em Medicina em congressos nacionais e internacionais conceituados. Orientador de Pós Graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado) da Disciplina de Urologia do HCFMUSP. Tem experiência na área de Urologia, com ênfase em Uropediatria, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: obstrução urinária na infância, cirurgia minimamente invasiva em Pediatria, malformações urológicas congênitas e uro-oncologia pediátrica.
Linha de Pesquisa:
-
INTEGRAÇÃO DE NOVOS TECIDOS E MATERIAIS BIOLÓGICOS NA RECONSTRUÇÃO DO TRATO URINÁRIO
Profa. Dra. Sabrina Thalita dos Reis Faria
Professora livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas. Possui mestrado e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo. Participou de um estágio em pesquisa na Harvard Medical School em Boston. Docente permanente do programa de pós graduação da disciplina de urologia da FMUSP. Tem experiência na área de Câncer, Biologia molecular, Citologia, Genética e proteômica.
Linha de Pesquisa:
-
FATORES PROGNÓSTICOS EM TUMOR UROGENITAL
Prof. Dr. William Carlos Nahas
Possui graduação em Medicina (1978) e Doutorado em Urologia (1993) pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente da Universidade de São Paulo (1998). Professor titular da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desde 2009. Responsável pela chefia do Serviço de Oncologia Urológica, junto ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e Serviço de Transplante Renal, ambos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Urologia, com ênfase em Oncologia e Transplante Renal. Atua principalmente nos seguintes temas: neoplasia renal, vesical e prostática, transplante renal e reconstrução do trato urinário inferior.
Linhas de Pesquisa:
-
INTEGRAÇÃO DE NOVOS TECIDOS E MATERIAIS BIOLÓGICOS NA RECONSTRUÇÃO DO TRATO URINÁRIO