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Pós Graduação

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Disciplinas

BIOÉTICA

OBJETIVOS:

Discutir aspectos fundamentais do comportamento ético do médico com seus colegas, com profissionais paramédicos, com os animais de experimentação nos laboratórios, com os próprios familiares e, sobretudo, com o paciente.Temas como comportamento ético com animais de experimentação, transplante de órgãos, aspectos éticos do tratamento da infertilidade, mídias sociais, consultas e visitas médicas pela internet serão abordados.

 

JUSTIFICATIVA:

O curso de pós-graduação tem por objetivo formar professores de medicina e pesquisadores. Neste contexto, discutir ética médica e bioética com aqueles que se interessam pelo ensino e pesquisa é de fundamental importância uma vez que o pós-graduando será no futuro um líder e multiplicador de conhecimento e opinião. Um pesquisador e professor com conhecimento sólido de ética e bioética bem como do papel social e humanístico da medicina é, ao nosso ver, imprescindível no curso de pós graduação da urologia.

 

CONTEÚDO (EMENTA):

  1. Importância do comportamento ético no exercício da medicina.

  2. Importância ética e legal das anotações e do prontuário médico.

  3. Consentimento informado e esclarecido e suas implicações na investigação em seres humanos, em transplante de órgãos e no tratamento da infertilidade entre outros.

  4. Analise e a discussão de situações decorrentes dos avanços da tecnologia, que põem em xeque valores morais, com suas consequências para a continuidade e melhoria da vida.



     

CAPTAÇÃO DE FUNDOS PARA PESQUISA E INOVAÇÃO EM SAÚDE

Péríodo: 09/11/2022 a 24/11/2022  

OBJETIVOS:

A disciplina possui um programa direcionado para pós-graduandos buscando conhecimentos sobre a importância e os meios para se obter financiamento/verbas para desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação

JUSTIFICATIVA:

A captação de fundos para financiamento de projetos de pesquisa é um aspecto fundamental para qualquer pesquisador. Além disso, é importante que os alunos de pós-graduação aprendam a realizar estimativas de custo da pesquisa e que possam gerir adequadamente as verbas disponíveis.  Desta forma, elaboramos uma disciplina que pretende fornecer aos alunos o conhecimento sobre alternativas para captação de recursos para pesquisa e outros aspectos relacionados, como na inovação em Saúde.

 

CONTEÚDO:

  • Princípios para solicitação de verbas de pesquisa

    • Estimativa dos custos

    • Viabilidade do projeto de pesquisa

    • Aspectos importantes para sucesso na solicitação de verbas

    • Implicaçõeslegais e financeiras

    • Qualidade da pesquisa financiada pela indústria

    • Avaliadores dos projetos: critérios de escolha

  • Particularidades das agências fomentadoras de pesquisa

    • FAPESP

    • CAPES

    • CNPQ

    • Agências Internacionais

  • Captação de recursos de empresas privadas

    • Direitos e deveres do pesquisador – aspectos éticos

  • Importância das redes de pesquisa

Captação de recursos em projetos de inovação

COMUNICAÇÃO MÉDICA

OBJETIVOS: 

Compreender o conceito de comunicação médica centrada no paciente.

Desenvolver habilidade de interação eficaz e ética com Instituições de Saúde, outros profissionais da área médica e pacientes, utilizando os instrumentos atuais de comunicação adequados para cada tipo de interação.

 

JUSTIFICATIVA: 

A prática médica desenvolvida em sua dimensão maior envolve a interação eficaz e ética entre o médico e as Instituições de Saúde, outros profissionais da área da saúde e o paciente tendo como objetivo final o bem-estar do paciente. A familiaridade com recentes instrumentos de comunicação é uma habilidade essencial aos pós-graduandos para permitir o desenvolvimento da pesquisa médica, publicação e publicidade de avanços da ciência. Os instrumentos de comunicação entre a Instituições de Saúde e os profissionais da área da saúde foram desenvolvidos com o emprego de protocolos assistenciais periodicamente auditados por agentes externos garantindo segurança e qualidade de assistência de saúde e também de pesquisa médica. A comunicação entre profissionais de saúde evoluiu da opinião baseada em experiência para análise contextualizada de evidências científicas. Essa comunicação que antes era feita de modo presencial ou por mídia escrita muitas vezes defasada, atualmente ganhou o reforço da mídia eletrônica com comunicação instantânea de fatos científicos relevantes. De mesma forma, a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes também está sendo transformada com a introdução da mídia eletrônica na rotina desse relacionamento. De modo que, não basta mais publicar a pesquisa científica. É preciso dar publicidade para que o avanço da ciência seja percebido pelo paciente.

 

CONTEÚDO (EMENTA):

  1. Comunicação médica centralizada no paciente: relação do profissional de saúde com a Instituição, outros profissionais e pacientes

  2. Aspectos jurídicos da comunicação médica: ética e publicidade

  3. Impacto das mídias sociais

  4. Publicação e publicidade de artigo científico

  5. Palestras médicas: público, apresentação e didática

  6. Liderança

 

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS CLÍNICOS

OBJETIVOS:

  1. Compreender os princípios fundamentais dos desenhos utilizados em estudos epidemiológicos.

  2. Identificar vantagens e limitações de cada tipo de desenho.

  3. Avaliar a validade de estudos epidemiológicos.

 

JUSTIFICATIVA:

Em pesquisa médica são fundamentais os conhecimentos relevantes dos métodos epidemiológicos para que se possam elaborar projetos de pesquisa adequados que validem os resultados obtidos e conclusões

 

CONTEÚDO:

  • Validade em estudos epidemiológicos: viés de seleção, viés de classificação e variável de confusão.

  • Casualidade em Epidemiologia

  • Estudos de coorte prospectivo e retrospectivo

  • Estudos caso-controle

  • Avaliação da exposição em estudos epidemiológicos

  • Estudos transversais

  • Estudos ecológicos

  • Estudos de intervenção

INFORMÁTICA E INDEXADORES EM PESQUISA

OBJETIVOS:

Capacitar os alunos no acesso e utilização das fontes de informação e dos diversos recursos modernos de pesquisa bibliográfica automatizada relevantes para as atividades acadêmicas, com enfoque especial em urologia. Bem como a sua aplicação/utilização prática para elaboração de trabalhos científicos.

JUSTIFICATIVA:

Oferecer aos alunos subsídios para a análise crítica e aproveitamento eficaz dos recursos de pesquisa bibliográfica automatizada, na formulação de projetos de pesquisa, elaboração de trabalhos científicos para os programas de pós-graduação e educação continuada de forma geral. Para tanto serão abordados, de forma prática, temas referentes ao escopo, acesso e uso adequado das bases de dados na área médica e em especial os recursos informacionais em doenças infecciosas, além do conhecimento das normas utilizadas em trabalhos acadêmicos e publicações, bem como a análise crítica da produção científica veiculada por essas bases e ferramentas para avaliação de relevância e pertinência das informações

CONTEÚDO (EMENTA): 

A importância da pesquisa e a evolução do conhecimento. A Divisão de Biblioteca e Documentação da FMUSP – Dimensionando a Biblioteca Central, Acervos, Serviços oferecidos, DEDALUS – Banco de Dados Bibliográficos, Busca Integrada, Biblioteca Digital Teses e Dissertações USP, Teses online, Localização e obtenção de material não existente na Biblioteca. Pesquisa Bibliográfica – métodos de pesquisa bibliográfica. Terminologia, palavras-chave, descritores em saúde. Descritores em Ciências da Saúde-DECS Centro Latino-Americano e do Caribe em Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS. Vocabulário utilizado na indexação nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Medical Subject Headings (MESH) – U. S. National Library of Medicine (NLM). Vocabulário utilizado na indexação na base de dados PUBMED/Medline, para pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica. Bases de dados: PUBMED, EMBASE, Web of Science, Derwent Innovations Index (patentes), SCOPUS, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), LILACS, ERIC, F1000 Prime, Bases de Dados de Evidências em Saúde. Análise crítica da produção científica e indicadores bibliométricos. Fator de impacto dos periódicos: InCites - Journal Citation Reports – Thompson Reuters. SCImago/SJR Journal & Country Rank – Elsevier. Periódicos Qualis–CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Periódicos eletrônicos: SIBiNet, SIBi Portal de Revistas, Portal CAPES, SciELO, sites de livre acesso de Periódicos. Livros – com texto na íntegra Access Medicine, OVID, E-Books SiBiNet, Bookshelf NCBI. Free Books for Doctors, sites de livre acesso de Livros eletrônicos. Identificadores de autores: ResearchID, Orcid e ReserchGate.

Gerenciadores de referências: EndNote basic e Mendeley.

Trabalho acadêmico – Apresentação e estrutura. Referências: definição; elementos essenciais; normalização em trabalhos de grau de acordo com as normas vigentes; orientação de como submeter originais a revistas biomédicas. Ética acadêmica. Plágio. A importância da produção intelectual discente na Pós-graduação.

 

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

OBJETIVOS:

Fornecer instrumentos e noções para avaliação dos níveis de evidência e de recomendações baseadas nos trabalhos científicos. Apresentação das técnicas de Metanálise.

JUSTIFICATIVA:

A Medicina baseada em evidências constitui importante instrumento de informação científica, baseando-se em critérios e padrões de avaliação bem definidos.Seu conhecimento atualmente deve fazer parte da formação de todo professor e pesquisador médico.

CONTEÚDO:

Aulas teóricas: 

  1. Critérios Oxford de avaliação dos níveis de evidência;

  2. Histórico e Descrição da Fundação Cochrane

  3. Graus de recomendação baseados nos níveis de evidência; Metanálise.Prática: exercícios e programas pessoais de treinamento, encaminhados por email aos alunos e avaliados periodicamente. Estudos: recomendação de literatura a ser lida pelos alunos durante o decorrer do curso.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E REDAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO EM MEDICINA

OBJETIVOS:

Capacitar o pós-graduando a compreender conceitos associados a metodologia de um trabalho científico e a redigir e publicar artigos.

JUSTIFICATIVA:

A descoberta de novos conhecimentos é feita com pesquisa básica e pesquisa clínica. Os resultados devem ser cientificamente corretos baseados nas amostras, no método e nas estatísticas. Por outro lado, para que todos tenham acesso e possam aplicar os conhecimentos gerados eles devem ser publicados em revistas médicas indexadas. Para serem aceitos, os trabalhos científicos devem ser redigidos de forma clara e consistente seguindo padrões cujo domínio tem sido adquirido somente por professores experientes. Este curso visa treinar os pós-graduandos para que tenham sucesso na publicação de suas pesquisas.

CONTEÚDO (EMENTA):

Conteúdo das aulas: Classificação da metodologia de uma pesquisa médica; Tipos de estudos na área médica: Observacionais versus experimentais; Tipos de trabalhos científicos: artigo original, revisão de literatura (Narrativa e sistemática), descrição de caso; Como redigir um trabalho científico para publicá-lo em revista indexada: título, resumo, introdução, material e método, resultados, discussão, conclusões, referências; Como redigir uma tese. Diferença entre artigo original e tese.

Seminários: 1) Apresentação e avaliação crítica de um estudo caso-controle; 2) Apresentação e avaliação crítica de estudo coorte; 3) Apresentação e avaliação crítica de um ensaio clínico; 4) Apresentação e avaliação crítica de estudo transversal;

 

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PESQUISAS CLÍNICAS

OBJETIVOS:

Fornecer ao pós-graduando elementos técnicos e científicos dentro dos marcos legais para o planejamento, execução e divulgação de uma pesquisa clínica.

JUSTIFICATIVA:

Realizar uma pesquisa clínica requer planejamento, incluindo orçamento, delineamento preciso de objetivos, revisão bibliográfica, avaliação de aspectos éticos e riscos e finalmente a correta redação dele. Estes aspectos não são ensinados (ou são superficialmente) durante a graduação ou residência médica, e, são de fundamental importância para um pesquisador ou docente de nível superior.

CONTEÚDO (EMENTA):

Aulas teóricas

  1. Análise crítica da literatura. Tipos de estudos existentes. Níveis de evidencia.

  2. Planejamento: obtenção de financiamento, orçamento e cronograma.

  3. Objetivos primários e secundários. Justificativa do trabalho.

  4. Análise estatística: cálculo do tamanho da amostra e aplicação dos diversos testes estatísticos; uso de softwares de estatística.

  5. Principais tipos de pesquisa clínica: ensaios clínicos, estudos coortes, revisões sistemáticas.

  6. Aspectos éticos. Consentimento livre e esclarecido. Análise de riscos e benefícios.

  7. Referências bibliográficas; uso de softwares.

  8. Redação do trabalho. Aspectos técnicos.

Prática: exercícios e programas pessoais de treinamento, encaminhados por e-mail aos alunos e avaliados periodicamente.
Estudos: literatura recomendada aos alunos durante o curso.

 

PRINCÍPIOS DE GENÉTICA MÉDICA RELACIONADOS A PREDISPOSIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PROGRESSÃO E TRATAMENTO DAS NEOPLASIAS – DA  BANCADA AO LEITO

OBJETIVOS:

Apresentar os princípios da genética e biologia molecular e os mecanismos de lesão dos genes envolvidos na patogênese e progressão dos tumores. Discutir as novas técnicas moleculares e as novas aplicações dessa área do conhecimento no diagnóstico e tratamento do câncer incluindo marcadores e drogas-alvo.

JUSTIFICATIVA:

O conhecimento dos mecanismos moleculares relacionados ao desenvolvimento e progressão de tumores tem revolucionado a patologia e a oncologia. A compreensão das novas tecnologias aplicadas ao diagnóstico, definição do prognóstico e tratamento de neoplasias é de fundamental importância para sua aplicação na rotina. Novos biomarcadores têm tido papel cada vez maior no diagnóstico precoce do câncer, definição do prognóstico e mais importante, na determinação do tratamento. As drogas denominadas alvo têm sido desenvolvidas baseadas nas alterações moleculares descobertas nos estudos dos tumores e usadas rotineiramente para o tratamento do câncer, além dos inibidores do checkpoint imunológico. Ainda, a identificação de pacientes portadores de mutações germinativas que predispõe ao desenvolvimento do câncer tem impacto no rastreamento, tratamento precoce e específico e no aconselhamento das famílias afetadas. A onco-genética está cada vez mais incorporada a clínica e o conhecimento das síndromes hereditárias de tumores deve ser um conhecimento básico. Esse curso tem como finalidade o ensino das bases moleculares que permitiram todo esse desenvolvimento. Nos últimos anos sua procura tem aumentado consideravelmente pela percepção dos pós-graduandos da necessidade desse aprendizado. Os professores convidados são experts e formadores de opinião em suas áreas de atuação e têm grande habilidade didática.

CONTEÚDO  (EMENTA):

  1. Bases da biologia molecular e mecanismos de lesão gênica relacionados ao câncer - Serão apresentados os princípios básicos da biologia molecular sendo discutidas as principais alterações envolvidas no desenvolvimento das neoplasias.

  2. Mecanismos moleculares das neoplasias da próstata, bexiga e rim, métodos de identificação e aplicações práticas – Serão discutidas as alterações genéticas encontradas no desenvolvimento e progressão dos carcinomas de próstata, bexiga e rim envolvidas no desenvolvimento e progressão dessas neoplasias, além das técnicas disponíveis comercialmente na identificação de tais alterações úteis para o diagnóstico, acompanhamento e definição do prognóstico desses tumores.

  3. Características genéticas de tumores familiares que têm ajudado na caracterização das lesões moleculares envolvidas no desenvolvimento do câncer. Um exemplo são os carcinomas de células renais familiares – A classificação atual dos carcinomas renais baseia-se nas características macroscópicas, microscópicas e moleculares, sendo estas últimas peculiares e únicas para cada tipo de neoplasia. Sabe-se por exemplo que o gene Von HippelLindau (VHL) é um inibidor do HIF1 (fator induzido pela hipóxia). Os carcinomas de células claras do rim classicamente perdem a função deste gene que libera o HIF1, um potente promotor da angiogênese. Baseados nesses princípios foram desenvolvidas drogas-alvo, inibidores de tirosina quinase que estão em uso rotineiro na oncologia. Essas drogas agem especificamente em carcinomas de células claras cuja via de carcinogênese se baseia na perda de função de VHL. Outros tipos de tumores devem ser também caracterizados do ponto de vista molecular, pois não se beneficiarão dessa terapia específica, dispendiosa do ponto de vista financeiro e não isenta de efeitos colaterais e sim de outras também já em uso na prática como os inibidores do checkpoint imunológico.

 

USO DADOS SOBRE QUALIDADE DE VIDA EM PESQUISA MÉDICA: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VALIDADOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:

  1. Compreender o conceito de qualidade de vida em Saúde e seus instrumentos de mensuração

  2. Incluir o conceito de qualidade de vida na prática médica como indicador de saúde em protocolos assistenciais e de pesquisa.

  3. Conhecer e verificar a aplicabilidade os instrumentos de mensuração de qualidade de vida na pesquisa médica.

JUSTIFICATIVA:

A preocupação com a qualidade de vida dos pacientes tem sido cada vez mais reforçada na prática assistencial. Com os avanços tecnológicos os pacientes adquirem maior conhecimento sobre as suas condições clínicas e as repercussões do tratamento a que serão submetidos causando maior impacto na sua qualidade de vida. A Aplicação de Questionários sobre Qualidade de vida na pesquisa médica fornece dados relevantes tanto para o tratamento quanto para a assistência dos pacientes.

CONTEÚDO (EMENTA):

  1. Questionários de qualidade de vida: genéricos e específicos.

  2. Itens de mensurações das escalas de domínio: limitações físicas, sociais e emocionais.

  3. Importância da aplicação dos instrumentos de qualidade de vida na pesquisa médica.

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